Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99909-1998

Você está em: Clin e Você > Atualidades > Qual a diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar?

Qual a diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar?

Alguns tipos de alimentos que ingerimos causam reações repetidas e anormais em nosso organismo chamadas de reações adversas ao alimento. Essas reações são divididas em alergia alimentar e intolerância alimentar.

ALERGIA ALIMENTAR

     A alergia, de modo geral, ocorre quando o corpo tem uma reação “exagerada” a substâncias inofensivas para a maioria das pessoas, como o pólen, o metal, alguns produtos químicos, determinados alimentos, entre outros. Estas substâncias que causam as alergias são chamadas de alérgenos.
     Quando o organismo entra em contato com o alérgeno, produz uma grande quantidade de anticorpos conhecidos como Imunoglobulina E (IgE), causando uma hipersensibilidade e provocando sintomas, tais como coceira e vermelhidão na pele, corrimento nasal e nariz entupido, inchaço no rosto, placas avermelhadas na pele, dificuldade de respirar, desconforto na garganta, diarreia ou prisão de ventre, dor abdominal, dificuldade para evacuar, gases, náuseas ou vômito, tonturas ou desmaios, descamação ou bolhas. É importante procurar ajuda médica quando da suspeita de processo alérgico, visto que o quadro pode evoluir para um choque anafilático com risco de morte.
     Os alimentos mais alergênicos são amendoim, oleaginosas como as nozes, ovos, leite, trigo e soja, frutos do mar, tomate, frutas cítricas e chocolate.
     É possível verificar se a pessoa produz IgE contra muitos alimentos específicos ou grupos de alimentos. Pergunte ao seu médico.

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

  
   O termo Intolerância Alimentar designa reações não imunológicas, podendo ser decorrentes de doenças metabólicas, intoxicações, deficiências enzimáticas ou outros transtornos. É a reação adversa ao alimento mais comum, porém seus sintomas não são tão óbvios como a alergia e pode demorar a ser diagnosticada. 

     As reações de intolerância aos alimentos são tardias e ocorrem várias horas ou dias após sua ingestão. Em geral, os sintomas são gases, diarreia, constipação, eczema ou dor articular.
     Está demonstrado cientificamente que existe uma melhora notável em uma alta porcentagem de pessoas quando há a retirada de tais alimentos e é possível realizar provas que permitem avaliar a intolerância alimentar através da dosagem de níveis de Imunoglobulina G (IgG) relacionada.

     A seguir, apresentamos uma tabela com a lista de alimentos que podem ser analisados quanto à intolerância:

https://www3.hermespardini.com.br/media/2768/fooddetectivetabela2png.aspx

COMPARTILHAR

Veja também

 

54 3232.7575
54 9 9909.1998
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar