Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99668-2320

Você está em: Clin e Você > Atualidades > Por Que Lavar as Mãos Ajuda a Evitar Doenças?

Por Que Lavar as Mãos Ajuda a Evitar Doenças?

Lavar as mãos ajuda a evitar doenças, mas muitas vezes esse hábito tão simples é deixado de lado, facilitando a transmissão de várias doenças.

Pense um pouco na sua rotina! Você lava suas mãos quando chega da rua em casa? Lava as mãos antes de comer?
Lavar as mãos ajuda a evitar doenças, sendo este um dos principais cuidados com a sua saúde que devemos tomar em nossa rotina de vida.


Por Que Lavar as Mãos Ajuda a Evitar Doenças?

Intoxicação alimentar, hepatite A, resfriados, gripes, todas são doenças que podem ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos com frequência.

Mesmo aquelas doenças como gripes e resfriados que, a princípio, são transmitidas pela tosse, podem ser transmitidas pelas mãos que foram contaminadas com produtos da tosse ou entraram em contato com superfícies contaminadas.

As mãos humanas estão a todo o momento em contato com superfícies, seja dentro de um ônibus, no metrô, no escritório, quando tocamos no mouse ou no teclado de um computador, estes possivelmente contaminados pela tosse e pelas mãos de pessoas que por lá passaram. Assim, um simples vírus da gripe de um indivíduo pode contaminar um grupo enorme de pessoas.

Imagine que você, esquecendo-se de lavar as mãos depois de tocar locais contaminados, coce o olho, coloque os dedos no nariz ou na boca ou pegue um alimento. Pronto! Um germe patogênico está prestes a causar-lhe uma doença, que pode ser grave como a gripe A ou uma meningite.

    
Quando é Preciso Lavar as Mãos?

É importante entender que esse hábito de lavar as mãos não deve se tornar uma preocupação excessiva, apenas um cuidado nos seguintes momentos do seu dia:

 
  • Antes de preparar comidas e de fazer suas refeições;
 
  • Antes e depois de manter contato com qualquer pessoa doente;
 
  • Depois de manusear o lixo;
 
  • Depois de entrar em contato com animais;
 
  • Após o uso do banheiro;
 
  • Após tossir, assuar o nariz ou espirrar.
 
Outro cuidado importante é lavar as mãos ao sair de ambientes públicos. Se você usa o transporte público, faz academia ou foi a qualquer lugar e está chegando em casa, deverá lavar as mãos com atenção antes de relaxar em seu sofá.

Qual o Melhor Maneira de Descontaminar Mãos?

Para livrar as mãos de boa parte dos germes contaminantes, podemos utilizar sabão com antimicrobiano ou, simplesmente, sabonete comum, que também é muito eficaz.

O álcool gel mostra-se como boa opção para higienizar as mãos quando não é possível lavá-las. Ele não é mais agressivo para a pele que os sabões comuns, podendo ser usado ao longo do seu dia como forma de higienizar as mãos e evitar problemas de saúde.

Quando as mãos estão engorduradas, entretanto, é preferível, antes de usar o álcool gel, lavar as mãos com água e sabão comum, visando a correta higienização.

 

COMPARTILHAR

Veja também

PARA O CLÍNICO

OUTROS

 

54 3232.7575
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces