Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99909-1998

Você está em: Clin e Você > Atualidades > O que é fase pré-analítica ?

O que é fase pré-analítica ?

Cada vez mais os clientes de laboratórios clínicos ouvirão o termo “variações pré-analíticas”. Saiba o que é: A fase pré-analítica é o período entre a solicitação do clínico até a realização do exame no laboratório e inclui a requisição do exame, a orientação sobre a coleta, a preparação e a coleta do material ou amostra do paciente, o transporte até o laboratório clínico e o cadastramento.

Pode-se considerar, também, a situação fisiológica do paciente no momento da coleta.

Alguns dos fatores que podem interferir nos resultados de exames são listados a seguir: Tempo de estase – a aplicação prolongada do torniquete, antes da coleta, modifica os níveis de vários componentes tais como enzimas, proteínas, substâncias ligadas as proteínas (colesterol, triglicerídios, cálcio e ferro) e lactato; Jejum e ingestão de certo alimentos – a não observação do jejum preconizado para as diversas dosagens altera a concentração de vários constituintes como a glicose, triglicerídios, colesterol, ferro, lipídios, fosfatase alcalina, amilase, creatinoquinase, bilirrubina e proteínas totais; Efeito de medicamentos – a presença do fármaco no material do paciente pode interferir na análise, causando um falso resultado; Uso do anticoagulante correto – a seleção correta do anticoagulante e o seu uso na proporção adequada em relação à amostra garantem uma amostra homogênea e estável, evitando a ocorrência de hemólise ou coágulos.

Fonte: Labor News – ano 18, nº 199 – Maio/2009

COMPARTILHAR

Veja também

 

54 3232.7575
54 9 9909.1998
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar