Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99668-2320

Você está em: Clin e Você > Atualidades > Mitos e Verdades Sobre Hipertensão Arterial

Mitos e Verdades Sobre Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é um problema de saúde que afeta milhares de pessoas, mas para lidar corretamente com ele é preciso ter acesso às informações corretas. Por isso, hoje, iremos desvendar mitos e verdades sobre hipertensão arterial.

Mitos Sobre Hipertensão Arterial

Basta tirar o sal da comida que controla a doença?

Este é um mito perigoso quando se fala em hipertensão arterial. A doença não será controlada sem o uso dos medicamentos prescritos pelo seu cardiologista.
Obviamente, diminuir o consumo de sódio é uma estratégia para auxiliar no tratamento, mas não irá te proporcionar a cura da hipertensão.

Hipertensos não podem fazer exercícios físicos?

Esse mito é prejudicial para a sua saúde! Se você está fazendo o acompanhamento da sua pressão arterial e tomando a medicação prescrita pelo cardiologista, seu médico poderá indicar a prática de atividades físicas afim de melhorar sua saúde de modo geral.

Hipertensão não atinge pessoas jovens?

Todas as pessoas devem se prevenir de problemas cardíacos e da pressão alta! Muito embora o número maior de pessoas hipertensas seja no grupo dos idosos, a prevenção mantendo um estilo de vida saudável é necessária em todas as idades.
O número de hipertensos no Brasil tem subido cada vez mais e o problema tem sim sido diagnosticado em pessoas entre os 20 e 30 anos, sendo um sinal de alerta sobre a má qualidade de vida que se leva atualmente.

Verdades Sobre Hipertensão Arterial

Estresse descontrola a pressão arterial?

É muito difícil se falar em vida totalmente livre de estresse, mas ter uma rotina mais tranquila e saudável é crucial para manter sua saúde. Não há dúvidas de que o estresse modifica nosso metabolismo, interferindo na produção de hormônios, e na dinâmica do coração e vasos sanguíneos, podendo levar a alterações da pressão arterial.

Hipertensão não apresenta sintomas?

Um dos riscos da hipertensão é que ela, muitas vezes, é uma doença silenciosa. Uma pessoa pode estar hipertensa ao longo de vários anos e sequer desconfiar deste problema de saúde. Sendo assim, é importante realizar consultas médicas preventivas com regularidade.

E é necessário também entender que, mesmo com a doença diagnosticada e controlada pelo tratamento, o paciente não está curado, devendo procurar seu médico com regularidade para controle.

Hipertensos devem evitar consumir bebidas alcóolicas?

Somente o médico poderá orientar o paciente quanto à ingestão de bebidas alcoólicas, pois isto está relacionado à gravidade do caso.

COMPARTILHAR

Veja também

PARA O CLÍNICO

OUTROS

 

54 3232.7575
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces