Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99668-2320

Você está em: Clin e Você > Atualidades > H1N1 e Frente Parlamentar de Saúde

H1N1 e Frente Parlamentar de Saúde

Brasília, 06 de agosto de 2009

SUGESTÃO DE PAUTA – DEPUTADO DARCÍSIO PERONDI
Câmara vai debater nova gripe


A nova gripe, Influenza A H1N1, tem sido a principal preocupação do Governo brasileiro e da imprensa nas últimas semanas. A pandemia vem se alastrando pelo País neste inverno levando muita preocupação e desconfiança sobre as medidas que estão sendo adotadas. Apesar da veiculação maciça de notícias, ainda há muita desinformação. Em função disso, a Câmara dos Deputados também decidiu engajar-se numa cruzada de esclarecimento. A Casa aprovou a realização de uma Comissão Geral, no plenário, na próxima terça-feira (11), às 10 horas, da qual vão participar, além de parlamentares, diversos especialistas da área da saúde e do próprio Governo.


O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde, acredita que a realização dessa Comissão Geral será muito importante como serviço de utilidade pública. "Temos o dever e a obrigação de promover o debate e apoiar todo tipo de campanha de esclarecimento". Perondi explica que a nova gripe não é pior que a gripe comum e que sua letalidade é ainda menor. Segundo o parlamentar gaúcho, as pessoas precisam saber que o vírus não voa, não é transmitido pelo ar, e que o Ministério da Saúde tem tomado as decisões corretas para enfrentar a doença.


"Para enfrentar a pandemia não está faltando dinheiro do Governo. Mas o Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar pelo seu maior teste, pois os recursos para mantê-lo funcionando ainda são insuficientes. Este ano vão faltar R$ 2 bilhões", alertou Perondi, que cobra a regulamentação da Emenda Constitucional 29, em tramitação na Câmara, considerada a solução definitiva para a crise de financiamento do SUS.
O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, aproveitou para convidar as entidades da sociedade civil a participarem da Comissão Geral, na próxima terça-feira. Nesse tipo de sessão, o plenário é convocado para debater assuntos relevantes, projeto de iniciativa popular ou ouvir ministro de Estado. Na Comissão Geral, a palavra é aberta a convidados, diferentemente do que ocorre nas sessões comuns, nas quais apenas deputados podem se pronunciar.

Assessoria de Imprensa: Fábio Paiva - (61) 9982-0070

Chefia de Gabinete: Frederico Borges - (61) 9216-0101

COMPARTILHAR

Veja também

PARA O CLÍNICO

OUTROS

 

54 3232.7575
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces