Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99909-1998

Você está em: Clin e Você > Atualidades > EVITE O TABAGISMO

EVITE O TABAGISMO

Estima-se que 1/3 da população adulta mundial é fumante. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença e é a principal causa de morte evitável no mundo.

Dependência

Nos cigarros vendidos em qualquer esquina, encontra-se uma substância chamada nicotina que é um psicoativo capaz de causar dependência.

A nicotina provoca alteração no estado emocional da pessoa que a usa, gerando uma profunda sensação de prazer, o que naturalmente diminui com o passar do tempo em que se é exposto à nicotina, sendo preciso fumar cada vez mais para obter aquela sensação inicial.


A Principal Causa de Morte Evitável do Mundo

O tabagismo está relacionado ao surgimento de diversas outras doenças que podem levar os fumantes ao óbito, entre elas:
  • Doença coronariana;
  • Câncer no pulmão;
  • Infartos antes dos 65 anos de idade;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Além de se expor ao risco de todas essas doenças, o fumante expõe também seus familiares e pessoas que convivem com ele.
Estar perto de alguém que fuma te torna fumante passivo, sendo essa fumaça tão prejudicial para a sua saúde quanto para quem está realmente fumando.

O cigarro é um abreviador da vida, além de diminuir o prazer que se sente pelas coisas simples do cotidiano, como comer um prato de uma deliciosa macarronada, uma vez que o olfato e paladar de quem fuma são alterados pelos cigarros, diminuindo a sensibilidade aos cheiros e gostos.


Procurando Ajuda

Quem deseja parar de fumar precisa de ajuda. Apoio emocional e uma conversa sincera com um médico é extremamente importante para que se possa deixar o vício de forma eficaz, evitando recaídas.

Por se tratar de um vício, o médico poderá indicar medicamentos que diminuem a vontade de fumar, tornando  mais fácil o processo de deixar o cigarro.

Quem parar de fumar e livrar-se da nicotina e muitas outras substâncias nocivas presentes no cigarro vai melhorar muito sua qualidade de vida, incluindo a volta do prazer de alimentar-se e a capacidade de exercitar-se e praticar esportes.

COMPARTILHAR

Veja também

 

54 3232.7575
54 9 9909.1998
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar