Central de Atendimento: (54) 3232-7575 WhatsApp: (54) 99909-1998

Você está em: Clin e Você > Atualidades > Brasil, um país de idosos?

Brasil, um país de idosos?

Envelhecimento e saúde

Em 2050, um em cada três brasileiros será idoso. Num período de 8 décadas, a expectativa de vida saltou dos 45 para os 75 anos. O Brasil, que já foi conhecido como um país de jovens, vê a sua população envelhecer rapidamente. E esse envelhecimento traz novos desafios, problemas e oportunidades para os governos e a sociedade. 

O novo desafio do século 21

A explosão populacional de idosos é uma comprovação dos incríveis avanços científicos e tecnológicos nos últimos 100 anos. Vacinas, antibióticos e melhorias na higiene ajudaram a manter várias doenças infecciosas sob controle. Além disso, condições mais seguras em casa e no trabalho também contribuem para aumentar a longevidade das pessoas, enquanto novas tecnologias agrícolas e um maior entendimento da nutrição humana nos proporcionam uma alimentação melhor do que tiveram nossos ancestrais.

No entanto, o aumento da expectativa de vida possibilitada por essas melhorias também está criando novos desafios para a ciência. Enquanto os avanços do século 20 tiveram um efeito maior sobre doenças infecciosas, os avanços do século 21 deverão abordar problemas associados às doenças crônicas cada vez mais prevalentes entre idosos.


Como envelhecer com saúde

O Japão possui uma das populações mais envelhecidas do planeta. Na província de Okinawa concentra-se o maior número de centenários do mundo, sendo que a grande maioria vive de forma autônoma e independente. Adotam um estilo de vida que mesmo nas idades mais avançadas não é abandonado. Os principais pontos em comum são bons hábitos alimentares, atividade física regular, a espiritualidade (independente da religião), e vida social ativa, com atividades familiares e sociais frequentes e rotineiras.

Para um envelhecimento ativo bem sucedido, a realização de check-ups anuais é fundamental, mas não basta. Não existem pílulas milagrosas ou polivitamínicos mágicos. Em alguns casos, o uso indiscriminado de vitaminas e medicações pode até levar a efeitos indesejados.

Quem quiser usufruir de uma velhice com qualidade de vida deve investir em sua saúde e começar ainda na juventude. Quanto mais cedo começarem os cuidados com a saúde, maiores serão as chances de viver um futuro com autonomia e independência.
Portanto, mantenha sua avaliação periódica de saúde em dia e cuide muito bem dos problemas de saúde já existentes, com seu médico de confiança. Além disso, adote hábitos alimentares saudáveis, pratique atividade física regular, e celebre a vida com os amigos e a família!

COMPARTILHAR

Veja também

 

54 3232.7575
54 9 9909.1998
clin@laboratorioclin.com.br

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS

Atendimento de Segunda à Sexta:
Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00

Clin Laboratório © Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar