Resultados de Exames

Paciente Médico Convênio
Central de Atendimento: (54) 3232-7575
Também pelo WhatsApp: (54) 99668-2320

Dicas de Saúde

O que é um check up?

30/04/2009
O que é um check up?

A lógica do check-up é simples: se uma doença é detectada em estágio inicial, maior é a chance de ela ser curada. As estatísticas a respeito dos benefícios do check-up são impressionantes. No caso do câncer de próstata, uma das maiores causas de morte entre os homens, entre 70% e 90% dos tumores são curados quando descobertos precocemente.

Quanto ao câncer de mama, o grande pesadelo feminino, houve uma queda de 30% nos óbitos, nos últimos dez anos, com a simples popularização da mamografia.

Os resultados positivos estimulam investimentos cada vez maiores na pesquisa de novos métodos diagnósticos e no aperfeiçoamento dos já existentes, como a tomografia.

A bateria de exames que leva o nome inglês de check-up ganhou sua primeira forma no fim da década de 50, com o início do programa espacial americano. Os candidatos à astronauta tinham de submeter-se a uma série de avaliações físicas, para verificar se eles estavam aptos ou não a enfrentar um lançamento. Dez anos depois, o check-up foi incorporado aos receituários médicos.

Durante muito tempo, no entanto, só se recorria a ele quando havia dúvidas sobre o quadro de um paciente. Era uma espécie de tira-teima. A partir da década de 80, com o aprimoramento dos métodos diagnósticos e a certeza de que com isso é possível impedir a evolução de uma série de males, o check-up tornou-se um procedimento corriqueiro da medicina preventiva. Tanto que a idade média de homens e mulheres que fazem rotineiramente esses exames baixou de 45 para 35 anos. Houve ainda uma mudança na filosofia do check-up. Antes, solicitava-se a todos os pacientes uma série completíssima de testes. Hoje, vigora o check-up personalizado: há os exames básicos e aqueles que variam de pessoa para pessoa.

O check-up eficiente é aquele que se faz depois de o médico realizar um exame clínico minucioso e esmiuçar os hábitos de vida do paciente, bem como o histórico de saúde de sua família. O levantamento de tais dados é que indicará quais os exames mais recomendáveis, além daqueles que compõem o cardápio essencial.

Fonte: Veja on-line - Edição 1 799 - 23 de abril de 2003



voltar novidades
rodapé
inicial voltar six interfaces
duvidas fale
laboratório clin

CLIN - Laboratório de Análises Clínicas

Rua Libório Rodrigues, n°55
Centro, Vacaria/RS clin@laboratorioclin.com.br
(54) 3232.7575

Laboratórios Associados
Atendimento de Segunda à Sexta: Manhã 7:00h às 12:00 / Tarde: 13:30 às 18:00